Os principais relatórios de Ameaças e Crimes Digitais

data-security-reportDurante o primeiro semestre do ano, as empresas de TI e Segurança da Informação costumam divulgar seus relatórios sobre o período anterior e as tendências e previsões para os próximos anos.

São informações preciosas que orientam os caminhos que os profissionais de segurança e investigação devem percorrer.

Essa semana a Microsoft divulgou o último volume do relatório de segurança “Security Intelligence Report (SIR)”, que completa 10 anos. Essa edição inclui dados de ameaças da segunda metade de 2015, assim como o futuro da indústria de vulnerabilidades, explorações, malwares e sites maliciosos. O relatório também fornece dados analisados de ameaças em mais de 100 países.

Link para o relatório: https://www.microsoft.com/security/sir/default.aspx

 

O grupo Hewlett Packard Enterprise (HPE) Security Research, publicou o relatório “Cyber Risk Report 2016”, incluindo quais são as vulnerabilidades mais exploradas, o malware mais comum e os maiores obstáculos que os profissionais da área enfrentam.

Link para o relatório: http://www8.hp.com/us/en/software-solutions/security-research/index.html?jumpid=va_dcx3y4ih8r

 

A Symantec, através de sua equipe mundial de segurança Symantec Security Response, publicou o esperado “ISTR – Internet Security Threat Report”, que fornece uma visão geral e análise sobre as atividades de ameaças globais.

Link para o relatório: https://www.symantec.com/pt/br/security_response/publications/threatreport.jsp

 

O time de segurança da Kaspersky divulgou o “IT threat evolution in Q1 2016”, que faz uma análise das últimas ameaças à Segurança da Informação, destacando os ataques de Ransomwares.

Link para o relatório: https://securelist.com/analysis/quarterly-malware-reports/74640/it-threat-evolution-in-q1-2016

 

Já a equipe de segurança da Cisco publicou o seu “2016 Annual Security Report”, que analisa os avanços da indústria de segurança e traça um perfil dos cibercriminosos, além de oferecer insights sobre onde fortalecer suas defesas.

Link para o relatório: http://www.cisco.com/c/m/en_us/offers/sc04/2016-annual-security-report/index.html?KeyCode=001038870

Vaine Luiz Barreira

Executivo de TI e Segurança da Informação.
Perito em Computação Forense.

LinkedIn 

Share on Facebook0Share on LinkedIn0Share on Google+0
(Visited 453 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *